18 Maio - Em 2021 a Too Good To Go assume-se Carbon Neutral+ e celebra 52 milhões de Magic Boxes salvas

July 1, 2022

Lisboa, Portugal, 18 maio 2022 - A Empresa de Impacto Positivo e maior aplicação B2C para excedente alimentar do mundo, Too Good To Go, publicou o seu segundo Relatório de Impacto anual por forma a fornecer transparência, de forma tangível e concreta, sobre o progresso da empresa, no que diz respeito à sua missão de redução do desperdício alimentar, dentro e fora da app.

O relatório apresenta-nos de forma detalhada o progresso da Too Good To Go em cada um dos seus pilares de negócio: a aplicação (marketplace); educação; public affairs; negócios e agregados familiares, bem como de que forma a empresa está a garantir o equilíbrio e sustentabilidade do seu core business.

Verdadeiramente empenhada e comprometida em manter as suas práticas de negócio sustentáveis​, à medida que a empresa continua a crescer, a Too Good To Go realizou uma auditoria completa, em parceria com a organização Planetly, para avaliar e assegurar a total compensação da sua pegada de carbono. Em 2021, a Too Good To Go assume-se assim como empresa Carbon Neutral+ um selo atribuído pela Planetly, e tem-se dedicado a apoiar vários projetos de neutralização de emissões de CO2 e CO2e. Para 2022, a Too Good To Go assume o compromisso de continuar a apoiar projetos de compensação de emissões no Malawi, no Peru e na Turquia, e em reduzir ativamente as suas emissões, através de objetivos e políticas a longo termo.

Trabalhando em conjunto com já mais de 100 mil parceiros, a nível global, dos quais fazem parte os parceiros locais que estão disponíveis na aplicação em Portugal, marcas como Auchan, Padaria Portuguesa, Danone, Continente, Hussel, Mini Preço, Go Natural, Nestlé, Fnac Café ou Super Bock entre muitas outras, disponibilizam Magic Boxes na Too Good To Go, com os mais variados produtos, com valores que variam entre os 2,99€, 3,99€ ou 4,99€, por exemplo.

Em 2021 a Too Good To Go também celebrou a meta de 100 Milhões de refeições salvas, a nível global, desde o início da sua operação em 2016. Em Portugal a empresa celebrou logo no início do ano 2022 a meta dos 1 Milhão de Utilizadores, cerca de 10% dos portugueses que já se familiarizaram com a app.

“O papel social que se espera que as empresas assumam está a mudar, e por isso faz sentido que os relatórios das empresas se concentrem, também eles, em mais do que em retornos financeiros” refere Mette Lykke, CEO da Too Good To Go.

“Enquanto Empresa B Corp, levamos muito a sério a nossa responsabilidade, em causar um impacto positivo no mundo e por isso revisitamos regularmente o framework do B Lab para garantir que estamos a fazer o percurso certo no sentido de nos mantermos uma verdadeira Empresa de Impacto Social.

“É com muito orgulho que assisto à forma como na Too Good To Go estendemos o nosso impacto, seja para nos tornarmos influentes em public affairs, ou para levar o nosso projeto de prazos de validade a mais mercados. E a nossa adesão à plataforma da UE sobre Desperdício Alimentar vai ajudar-nos a continuar a pressionar e a criar mudanças onde elas podem ter o maior impacto.” acrescenta, Mette Lykke.

A empresa foi lançada no Canadá e na Irlanda em julho e setembro de 2021, respetivamente, e esta tendência de crescimento faz com que seja cada vez mais importante para a Too Good To Go, garantir que está a medir continuamente a sua pegada de carbono, por forma a manter a visibilidade de onde as emissões podem ser reduzidas, à medida que a empresa cresce e evolui.

“Ser capaz de mostrar em detalhe e com precisão as emissões de carbono de uma empresa é um pedido cada vez mais comum, tanto de parceiros, de negócios, como de investidores e público.” refere, Anna Alex, fundadora e CCO na Planetly.

“Apoiar a Too Good To Go ao longo da jornada de análise e compensação para Carbon Neutral+ foi um exemplo do tipo de projetos que executamos, todos os dias, na Europa. Este é agora um trabalho crucial, pois as empresas percebem cada vez mais o potencial que têm para fazer o bem no mundo.” acrescenta, Anna Alex.

A iniciativa Observar, Cheirar, Provar desenvolvida pela Too Good To Go, que funciona em parceria com marcas como Unilever, Danone, Nestlé, entre muitas outras, expandiu-se para mais países europeus em 2021. O projeto aborda o fato de que 10% de todo o desperdício de alimentos pode ser atribuído à confusão nos prazos de validade, por parte dos consumidores, e visa tornar mais claro quando e quais os alimentos que ainda são bons para consumir, após terminar a sua data de durabilidade mínima. Em portugal esta iniciativa já conta com a adesão de 31 marcas parceiras, desde o Grupo BEL com os seus icónicos queijinhos Vaca que ri, à GoGo SqueeZ; Diese; Lacticínios das Marinhas; Branca de Neve; Espiga; Ferbar; Montiqueijo; Pantagruel; Saborosa; El Mandarin; Quinta de Jugais; Hellmans; Muka; Danone (Activia, Actimel, Danoninho); Bee Free Bio; Casa da Prisca; Kaiku; Portugal Bugs; Equanto; Dama; Briosa Gourmet; Casa do Favo; FrutÓbidos; Conto; Dom Biscoito; Nova Arroz; Bhars, entre muitos outros exemplos de marcas que já têm os seus produtos à venda com o selo da Too Good To Go.

Em novembro de 2021, a Too Good To Go foi aceite na Plataforma da UE sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, um projeto de cinco anos que reúne atores do setor público e privado de todos os países da UE, para abordar questões como a redução do desperdício alimentar pelo consumidor, a redução de barreiras para a doação de alimentos, a introdução de metas de redução de desperdício alimentar juridicamente vinculativas, e ainda, abordar o desperdício de alimentos relacionado com os prazos de validade.

ANO 2021 EM RESUMO:

Números de 2021 em Portugal:

Alcançámos 1 132 037 refeições salvas do desperdício, o equivalente a 2,830,092.5 kg de CO2e - o mesmo que é emitido por 7414 voos Lisboa-Londres.

Chegámos a 980 865 de utilizadores e 3637 parceiros!

Lançámos a iniciativa Observar, Cheirar, Provar - para sensibilização sobre prazos de validade - e colocámos o nosso rótulo em produtos de 31 marcas.

Com a nossa campanha "Arte Contra o Desperdício Alimentar", conseguimos doar 24.472€ à ShareTheMeal, uma organização das Nações Unidas que alimenta crianças em situação de insegurança alimentar à volta do mundo. Significa que ajudámos a alimentar 34.742 crianças por um dia.

Números de 2021 Too Good To Go a nível global

Salvámos mais de 52 milhões de refeições do desperdício - o suficiente para alimentar um adulto durante 142.465 anos.

10ª app mais descarregada em todo o mundo na secção de comida e bebida (fonte: Apptopia)

Chegámos a 17 países, com a adição do Canadá e da Irlanda.

Em 2021, tornámo-nos numa empresa Carbon Neutral +, apoiando vários projetos de neutralização de emissões de CO2 e CO2e. Em 2022, vamos continuar a apoiar projetos de compensação de emissões no Malawi, no Peru e na Turquia. Mas sabemos que isto não é suficiente. Por isso, comprometemo-nos a reduzir ativamente as nossas emissões através de objetivos e políticas a longo termo.