Too Good To Go lança solução de IA para ajudar os retalhistas a gerir os seus excedentes alimentares-

January 23, 2024

A Too Good To Go, empresa de impacto social e líder mundial no combate ao desperdício alimentar através da sua aplicação de mercado para excedentes alimentares, anuncia o lançamento de Too Good To Go Platform. Esta solução modular de gestão de excedentes alimentares end-to-end permite que os retalhistas, desde hipermercados a lojas de conveniência, obtenham valor a partir do seu inventário em excesso. Através de IA, a Too Good To Go Platform rastreia e ajuda a redistribuir o excedente. E é um sistema único, graças à sua integração com o maior mercado mundial de consumo de excedentes alimentares, com mais de 85 milhões de utilizadores registados.

De acordo com o European Grocery Retailing Institute, os custos associados ao desperdício alimentar ascendem, em média, a quase 2% das vendas líquidas das mercearias, o que quase iguala as suas margens médias. "Na Too Good To Go fazemos parcerias com alguns dos maiores nomes mundiais de retalho, como o Carrefour, Auchan, ALDI, Coop, e muitos mais. Todos os dias, conduzimos muitos milhares de utilizadores para as lojas de retalho, e, dessa forma, ajudamos os nossos parceiros a gerar receitas e a distribuir os seus excedentes alimentares. Com a introdução da Too Good To Go Platform, agora também podemos apoiar a gestão em loja do stock, o que permite fazer uma diferença significativa, tanto nos respetivos resultados, quanto na redução do desperdício alimentar", explica Mette Lykke, CEO da Too Good To Go. Em Portugal, o Celeiro é o primeiro retalhista a implementar a Too Good To Go Platform.

5 módulos para uma implementação simplificada e personalizada

Atualmente, a Too Good To Go Platform integra 5 módulos num único interface, o que oferece aos parceiros uma solução modular pick-and-choose para adaptar a sua estratégia de gestão de excedentes alimentares. Esses módulos incluem a Gestão da Data de Validade, Recomendações, Desconto Inteligente, Marketplace e Doações.

"Os processos para verificar a data de validade e descontos em loja podem ser trabalhosos, intensivos na utilização de recursos e propensos a erros, especialmente em escala", lembra Maria Tolentino, Country Manager da Too Good To Go em Portugal. "A abordagem modular da plataforma Too Good To Go coloca as operações em loja no centro de todo o processo, o que permite uma fácil personalização e o aproveitamento da tecnologia e da IA para trazer eficiência às rotinas diárias", acrescenta Maria Tolentino.

Como funciona: principais características

Gestão da Data de Validade

Os colaboradores do supermercado gastam diariamente valiosas horas de trabalho a verificar manualmente a data dos produtos. A digitalização dessa verificação torna a gestão de inventário em loja significativamente mais eficiente.

Os algoritmos da Too Good To Go Platform geram e apresentam no PDA dos colaboradores da loja uma shortlist de produtos quase no limite da data de validade, claramente organizada por localização na prateleira, diária ou semanalmente, dependendo do respetivo prazo. As verificações manuais cingem-se a apenas 1 a 7% de todos os produtos. Como resultado, economiza-se até 1 hora por colaborador, por dia. O processo automatizado reduz o erro humano, bem como a quantidade de produtos fora da validade nas prateleiras, o que implica maior satisfação do cliente e menos desperdício de alimentos.

Recomendações

Através do PDA, a Too Good To Go Platform recomenda aos funcionários da loja exatamente o que fazer com um produto que esteja quase no limite da validade, com base em regras e preferências pré-definidas e personalizáveis, adaptadas a cada caso: por exemplo, imprimir um autocolante de desconto com uma taxa de desconto otimizada para vender em loja; criar uma Surprise Bag para vender na app Too Good To Go; ou, doar o item. As regras e recomendações podem ser facilmente definidas, por categoria ou SKU.

Essa abordagem sistemática facilita o trabalho do colaborador, enquanto a oferta de múltiplos canais de distribuição garante maior probabilidade de sucesso quanto à disponibilização dos excedentes alimentares.

Desconto inteligente

"As regras do desconto não levam em conta elementos, como o stock ou dados históricos, para determinar a probabilidade de um produto de curto prazo ser vendido em determinada loja ou momento. A maioria das cadeias de supermercados simplesmente imprime um autocolante no último dia de validade ou na véspera, com uma taxa de desconto fixa. Ao fazê-lo, descuram um potencial de receita significativo, porque pode ser um desafio para os colaboradores lembrarem-se ou agirem corretamente, com regras personalizadas para cada SKU", acrescenta Maria Tolentino.

A IA da Too Good To Go Platform processa um vasto conjunto de dados para otimizar os níveis de desconto e aplicar taxas de desconto regulares, ao nível de SKU, o que aumenta as receitas obtidas por via de descontos efetuados próximo do fim do prazo de validade.

Os colaboradores podem imprimir instantaneamente o autocolante para vender o produto em loja, e os dados de desconto podem ser enviados diretamente para o sistema ERP. Os autocolantes de desconto podem exibir o nome do produto, o novo preço, o valor descontado e incluir um novo código de barras, para facilitar o checkout.

Marketplace da Too Good To Go

Diretamente do respetivo PDA, as equipas em loja podem facilmente alocar excedentes alimentares para as Surprise Bags da Too Good To Go, e colocá-los na aplicação, o que permite a compra e recolha dos mesmos por parte de consumidores locais.

Segundo Maria Tolentino, Country Manager da Too Good To Go Portugal, “é interessante verificar a capacidade da Too Good To Go em trazer novos clientes às nossas lojas-parceiras. De acordo com os nossos dados, mais de metade dos utilizadores que recolhem uma Surprise Bag não estava a planear uma visita a essa loja nesse dia. Além disso, quase metade das pessoas que se desloca para recolher a Surprise Bag acaba por adquirir produtos adicionais”.

Doações

Com Too Good To Go Platform, os gestores de loja podem fazer o download de arquivos CSV prontos para análise a partir de uma lista de produtos doados, ou então ligar-se via API à sua app de doação de 3ª parte ou ERP.

Otimização do inventário de cariz tecnológico

Disponível à escala global, a Too Good To Go Platform suporta a implementação plug-and-play. Oferece, igualmente, opções de integração, o que permite aos retalhistas conectar-se facilmente aos seus sistemas.

A Too Good To Go platform é executada nos PDAs mais populares, como o Zebra. Tim Stoddard, General Manager e SVP EMEA da Zebra Technologies, assegura: "Parceiros independentes de fornecimento de software, como a Too Good To Go, desempenham um papel importante na forma como a Zebra resolve os problemas de retalhistas e unidades hoteleiras. Juntos, permitimos que os clientes otimizem o seu inventário, elevem a experiência ao cliente e combatam o desperdício alimentar com soluções de hardware e software que fazem a diferença pela positiva".

Em novembro, a Apple premiou a aplicação da Too Good To Go no Global 2023 App Store Awards, demonstração das credenciais tecnológicas da empresa. A aplicação foi reconhecida pela excecional experiência junto do utilizador, para além de um profundo impacto na sociedade. "Este prémio demonstra que, através da tecnologia, as empresas podem ter um forte impacto social. Agora, desde o rastreio da data de validade até a distribuição final, Too Good To Go Platform permite tomar decisão com base em dados, numa ótica de redução do desperdício de alimentos. É uma win-win-win situation: para o planeta, para as pessoas e para o empresas", conclui Lykke.