Em 2022 a Too Good To Go impediu o desperdício de mais de 1,1 milhões de Magic Boxes em Portugal

March 26, 2023

Em 2022, os preços dos produtos alimentares aumentaram cerca de 12,2% devido à inflação, confirmam os últimos dados publicados pelo Instituto Nacional de Estadística (INE). Além disso, de acordo com os últimos dados do Eurostat, a poupança das famílias portuguesas caiu 32 vezes comparando com o ano passado. Como resultado, os hábitos de consumo dos consumidores também têm vindo a mudar e a Too Good To Go foi prova disso. Em 2022, a maior app do mundo para combater o desperdício alimentar, aumentou em 42% o número de utilizadores que adquiriram alimentos em Portugal e salvou mais de 1,1 milhões de Magic Boxes em todo o país. Este impacto resultou num aumento de 43% de Magic Boxes salvas face ao ano anterior e mais de 1.100 toneladas de alimentos não desperdiçados em apenas um ano.

Através de uma aplicação, a Too Good To Go conecta consumidores com milhares de restaurantes, supermercados, padarias e outros retalhistas alimentares que vendem cabazes alimentares, ou Magic Boxes, com os seus excedentes diários de alimentos por um terço do preço original. "Em 2022, verificámos um forte aumento no número de utilizadores na nossa aplicação em Portugal. Algo que possivelmente não será apenas um reflexo da inflação, mas também da procura das pessoas por alternativas mais económicas para cumprirem com as mesmas necessidades das compras dos cabazes de alimentos familiares", refere Nuno Plácido, director-geral da Too Good To Go em Portugal.

A Too Good To Go verificou também um aumento no número e diversidade de parceiros que procuraram a app como uma solução eficaz e simples para canalizar os excedentes alimentares de cada dia, otimizando também assim a sua operação. Parceiros como a Padaria Portuguesa, COPA, Gleba e Vila Galé, juntaram-se aos já mais de 3.500 parceiros que diariamente combatem o desperdício alimentar através da app como Auchan, Go Natural, Minipreço, Vitaminas, Celeiro, Meu Super, entre outros.

Além disso, de acordo com os dados Too Good To Go, no ano passado um terço das Magic Boxes que foram salvas através da aplicação foram provenientes de supermercados. Esta é uma das opções favoritas dos portugueses, principalmente devido à diversidade de produtos alimentares essenciais que podem ser encontrados nas Magic Boxes, tais como frutas e vegetais, produtos lácteos ou produtos que simplesmente pelas suas "imperfeições" estéticas, ou porque estão perto do fim do seu prazo de validade comercial , seriam descartados.

Também, 2022 foi marcado por algumas novas funcionalidades que foram lançadas no âmbito da aplicação. Uma das mais valorizadas e destacadas pela comunidade é que desde há alguns meses atrás cada utilizador pode ver instantaneamente o dinheiro e o CO2e que está a poupar com as Magic Boxes compradas, gerando assim um impacto positivo na carteira do consumidor e no planeta.

A aplicação chegou a Portugal em Outubro de 2019 com o objetivo claro de ajudar a reduzir o desperdício alimentar. E, em apenas três anos, já conta com uma comunidade de mais de 1,3 milhões de utilizadores e mais de 3.500 estabelecimentos na app. Uma comunidade que junta já salvou mais de 2,2 milhões de Magic Boxes um pouco por todo o país, o equivalente à emissão de 5.000 toneladas de CO2e, caso esses alimentos fossem desperdiçados.

"Todos os anos, consumidores, retalhistas e produtores tornam-se mais conscientes e trabalham para desenvolver hábitos mais responsáveis que justificam o desenvolvimento de estratégias empresariais mais sustentáveis, baseadas numa utilização mais consciente dos alimentos. Estamos muito satisfeitos por disponibilizarmos uma solução útil e acessível e estamos confiantes de que esta tendência positiva irá continuar ao longo do tempo. Razão pela qual, é também um dos nossos maiores focos para 2023 apostar no crescimento e diversidade de cada vez mais estabelecimentos disponíveis na nossa aplicação, e ultrapassar o número de Magic Boxes salvas em 2022 ", diz Nuno Plácido.

A Too Good To Go é uma empresa de impacto positivo, certificada pela BCorp, que atua de acordo com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mais especificamente com o ODS 12.3 que procura reduzir para metade os resíduos alimentares até 2030. A aplicação já está presente em 15 países da Europa, Estados Unidos e Canadá, onde mais de 190 milhões de Magic Boxes foram salvas por mais de 70 milhões de utilizadores e mais de 177.000 estabelecimentos que já aderiram ao movimento em todo o mundo.